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Número de ativos

21

Patrimônio líquido

4,56 bi

Vacância física

1,74%

Vacância financeira

5,98%

Dividendos por cota

R$ 1,00

Cota Valor Patrimonial

R$ 162,12

Cotação de Mercado

Confira o histórico das cotas mercado e patrimonial do fundo.

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Data de referência: 18/11/24

Volume Negociado

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Palavra do Gestor

Data de referência: Outubro 2024

Para mais informações, confira na íntegra a Carta do Gestor .

Em outubro tivemos diversas movimentações na carteira de inquilinos do Kinea Renda com 5 novas locações no portfolio

No mercado de escritórios do Rio de Janeiro concluímos três novas locações sendo duas delas no Edifício Botafogo Trade Center para as empresas Alper do setor de seguros e Amcham maior câmara americana de comércio fora dos Estados Unidos e mais uma locação para a empresa Costa Rodrigues Advogados que irá ocupar meio andar desocupado dentro do próprio mês pela Guide Investimentos no edificio Lagos Corporate

Já no mercado de escritórios de São Paulo, concluímos a locação de um andar do Edifício Rochaverá para a Quadrem Brasil, empresa de intermediação e agenciamento de serviços e negócios e um andar do edifício Bela Paulista para a Addebitare, empresa que já era locatária do imóvel e expandiu sua operação. Esta última foi realizada após a desocupação, dentro do próprio mês, do referido andar pela empresa FFA .

Para finalizar as movimentações do mês tivemos a desocupação de um andar do Edifício Boulevard Corporate Tower pela empresa We Work.

Como resultado das movimentações acima, a vacância física ao final do mês de outubro foi de 2,81% (ante 2,75% no mês anterior), a vacância financeira 5,98% (ante 6,20% no mês anterior) e a vacância financeira ajustada pelas carências previstas nos novos contratos de locação 7,81% (ante 7,78% no mês anterior).

Reiterando nosso compromisso com as melhores práticas ambientais e de sustentabilidade, gostaríamos de anunciar que o edifício Lagoa Corporate recebeu a certificação Leed na categoria Silver para a certificação LEED Operations and Maintenance. Com esta certificação, 85% do portfólio de escritório do Kinea Renda passa a ter certificação LEED sendo que os demais ativos do portfólio que ainda não possuem a certificação Leed estão na fase final do processo de certificação LEED, com previsão de término até o início de 2025.

Importante ressaltar que o valor de mercado do Fundo encontra-se com desconto substancial de aproximadamente 14,44% em relação ao valor patrimonial gerando uma oportunidade de compra de cotas no mercado secundário (Bolsa). Investidores que entrarem no atual preço de mercado obterão um retorno anual de 8,68% líquido de impostos. O entendimento da gestão é que o referido desconto não reflete a qualidade da carteira do Fundo bem como o momento positivo do mercado imobiliário em especial em São Paulo que estamos observando conforme detalharemos na seção Panorama do Mercado Imobiliário.

Conforme informado em nosso comunicado de rendimentos publicado em 31/10/2024, o valor dos rendimentos distribuídos pelo Fundo referente ao mês de outubro cujo pagamento ocorrerá em 14/11/2024, será de R$1,00 por cota.

Data ref. Outubro/24

Carteira

Portfólio composto por 20 propriedades sendo 12 edifícios comerciais e 8 centros logísticos apresentando a seguinte divisão de área e receita por tipologia, demonstrando o equilíbrio existente entre a tipologia de logística e de escritório, conferindo maior previsibilidade e menor volatilidade no fluxo de receitas de aluguel.

Equipe

Foto Carlos Martins

Carlos Martins

Sócio e gestor responsável pelos fundos imobiliários de equity

Sócio-executivo e gestor responsável pelos fundos imobiliários de equity. Carlos é sócio fundador da Kinea, responsável pela implementação da área de fundos imobiliários. Atua na área imobiliária desde 2007 sendo responsável pela gestão de recursos, relacionamento com investidores e captação e originação de negócios. Participa ativamente nos comitês de investimentos imobiliários. Anteriormente à Kinea, trabalhou 15 anos no BankBoston onde passou pelas áreas de crédito e operações internacionais e, por 6 anos, esteve na área de structured & corporate finance. Iniciou sua carreira no Citibank.
Carlos possui MBA pela Boston School/Columbia University e MBA Executivo pelo IBMEC, atual Insper, e é graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e atendeu ao YMP (Young Manager Program) do INSEAD.

Foto Alessandro Estevam

Alessandro Estevam

Estrategista/Aquisições

Alessandro Estevam integra a área de gestão de ativos imobiliários da Kinea e está na empresa desde setembro de 2010. Antes da Kinea, Alessandro trabalhou na Jones Lang LaSalle por 10 anos onde atuou na coordenação de processo de desmobilização, representando empresas multinacionais e investidores institucionais, na aquisição de ativos imobiliários em nomes de investidores nacionais e estrangeiros e análise de melhor uso (Highest and Best Use), tendo ainda atuado nas áreas de consultoria e tenant representation.
Alessandro é formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado.

Foto Dan Amaral

Dan Amaral

Property Manager

Dan Amaral integra a área de Real Estate atuando na gestão dos imóveis do portfólio logístico dos fundos de renda da Kinea. Possui mais de 11 anos de experiência na área imobiliária com experiências em empresas multinacionais do ramo de Real Estate como CBRE e Prologis.

Dan possui MBA em Liderança, Inovação e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Foto Gilberto Petrilli

Gilberto Petrilli

Novos Negócios

Gilberto é responsável por novos negócios dentro da área de Real Estate. Possui 8 anos de atuação no mercado imobiliário. Antes da Kinea, trabalhou na CBRE Consultoria do Brasil como consultor do departamento de investimentos, inicialmente no mercado de escritórios por 2 anos, e posteriormente no mercado de galpões logísticos por 7 anos, coordenando processos de venda de imóveis em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. Antes, trabalhou na NovaAgri na área de galpões de armazenagem de grãos no Tocantins, Bahia e Minas Gerais.

Gilberto é formado em Engenharia pela UNICAMP.

Foto Guilherme Iucker

Guilherme Iucker

Relacionamento Inquilinos

Guilherme integra a área de Real Estate atuando com a gestão de relacionamento dos inquilinos e prospecção de futuros clientes dos imóveis logísticos. Possui mais de 10 anos de atuação no mercado imobiliário. Antes da Kinea, trabalhou na Fulwood Investimentos e Participações como responsável comercial de imóveis na região da Grande São Paulo e Minas Gerais. Ainda no mercado imobiliário trabalhou na empresa CBRE Consultoria do Brasil, atuando inicialmente na área de pesquisa industrial, no mapeamento de galpões e condomínios a nível Brasil, por 03 anos, e após isto, atuou como consultor comercial por 08 anos com gestão de clientes/incorporadores na locação dos empreendimentos, coordenação de equipe e supervisão de materiais de marketing bem como desenvolvimento anual do business plan da área.
Guilherme é formado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista.

Foto Gustavo Villela

Gustavo Villela

Relacionamento Inquilinos

Gustavo Villela integra a área de gestão de ativos imobiliários da Kinea e está na empresa desde abril de 2018. Antes da Kinea, Gustavo trabalhou na Cushman & Wakefield por 7 anos e Newmark Grubb por 3 anos, onde atuou na coordenação de processos de locação, representando empresas multinacionais e investidores institucionais, na aquisição e locação de ativos imobiliários em nomes de investidores nacionais e estrangeiros, atuando também nas áreas de consultoria e tenant representation.

Gustavo é formado em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Foto Hugo Veridiano

Hugo Veridiano

Acompanhamento e Monitoramento dos Fundos

Hugo ingressou na Kinea em dezembro de 2020 para auxiliar no desenvolvimento de rotinas de automação para a área de planejamento financeiro de fundos imobiliários. Atualmente atua na área de controle financeiro e monitoramento de fundos imobiliários de Renda. (Real Estate).

Foto Ivan Simão

Ivan Simão

Relações com Investidores

Ivan juntou-se à Kinea em agosto de 2014. Anteriormente, atuou na área de estruturação de produtos de investimentos no Banco Itaú Unibanco. Atuou também no Banco Indusval Multistock na área de gestão de fundos proprietários e na mesa de derivativos da corretora associada a instituição.
Ivan é graduado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Foto José Valdir

José Valdir

Property Manager

José Farias juntou-se a Kinea em 2014 com responsabilidade pela gestão de imóveis e relacionamentos de inquilinos, bem como propostas de investimento e implementação de capitais para o fundo de renda da Kinea. Antes de Kinea, trabalhou na São Carlos Empreendimentos e Participações S.A., uma empresa de imóveis comerciais brasileira, por 5 anos, onde era responsável pela administração de imóveis e operações da base de ativos da São Carlos. Ele trabalha no mercado imobiliário desde 2009.
José Farias possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), e é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Osasco/SP.

Foto Luciana Campos

Luciana Campos

Relacionamento Inquilinos

Luciana juntou-se à Kinea em 2012 para atuar na gestão de relacionamento com os inquilinos e elaborar todos os estudos de mercado de aluguel. Suas principais atividades incluem a locação de áreas vagas e renovações de contratos de locação. Atua no mercado imobiliário desde 2008 e antes de Kinea, trabalhou na São Carlos Empreendimentos e Participações, uma das maiores empresas de propriedade brasileira, por 4 anos quando atuou em aluguel de escritórios e área de novos negócios focada em varejo.
Luciana é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Foto Marcel Chalem

Marcel Chalem

Estratégia Real Estate Desenvolvimento / Controller

Marcel integra a área de gestão de Ativos Alvo da Kinea e está na empresa desde dezembro de 2009, sendo o responsável pelo acompanhamento e monitoramento dos 40 projetos de incorporação imobiliária da Kinea. Também é responsável pelo controle financeiro do fundo de renda. Antes da Kinea, Marcel trabalhou na Lindencorp Desenvolvimento Imobiliário, onde atuou como gerente da área de Finanças Estruturadas, sendo o responsável pela estruturação das mesmas na companhia, onde inclusive atuou na montagem de fundos imobiliários de renda desenvolvidos pela companhia. Ainda no mercado imobiliário, Marcel passou pela Fit Residencial (Gafisa), como responsável pelas áreas de análise de investimentos e planejamento financeiro. Tem mais de 12 (doze) anos de atuação no mercado imobiliário.
Marcel possui especialização em Real Estate Finance pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology,  MBA em finanças pelo Insper – SP e é formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Foto Marcela Penido

Marcela Penido

Controladoria

Marcela juntou-se à Kinea em 2012 para atuar na área de controle financeiro e monitoramento do fundo de Renda. Suas principais atividades incluem planejamento financeiro de fundos, análise financeira de propriedades e investimentos. Ela está no setor imobiliário desde 2010. Antes da Kinea, ela trabalhou na Gafisa S / A (uma das maiores incorporadoras brasileiras), onde atuou como analista de investimentos e planejamento financeiro.
É graduada em administração de empresas pelo Insper (IBMEC – SP).

Foto Pedro Huertas

Pedro Huertas

Controladoria

Pedro ingressou na Kinea em novembro de 2022 para atuar no time de Real Estate.

Foto Tamires Carvalho

Tamires Carvalho

Acompanhamento e Monitoramento dos fundos

Tamires é pós graduada em finanças pelo Insper, anteriormente atuou como especialista de Planejamento Financeiro na VBI Real Estate. Outras empresas que estiveram em sua trajetória são a Rodobens, Alphaville Urbanismo e Cipasa, com atuação nas áreas de Relações com Investidores, Análise/Viabilidade de Investimentos e Planejamento Financeiro.

Informações Básicas

Icone Administrador

Administrador

Intrag DTVM LTDA

Icone Início do Fundo

Início do Fundo

11/08/2010

Icone Taxa de administração

Taxa de administração

1,11%

Icone Taxa de performance

Taxa de performance

Não há

Icone Gestor

Gestor

Kinea Investimentos

Icone Número de cotistas<disc></disc>

Número de cotistas

280.674

Icone Código de negociação

Código de negociação

KNRI11

Icone CNPJ

CNPJ

12.005.956/0001-65

Icone Tipo de Investidor

Tipo de Investidor

Público Geral

Icone Dividendos/Cota<disc></disc>

Dividendos/Cota

R$ 1,00

Icone Data pagamento dividendos

Data pagamento dividendos

10° dia útil

Icone Área Bruta Locável

Área Bruta Locável

765.508 m²

Documentos

Nome do Documento Data da Atualização
Valor Patrimonial da Cota

11/2024

11/2024
Informe Mensal

10/2024

10/2024
Carta do Gestor

10/2024

10/2024
Distribuição Mensal de Rendimentos

10/2024

10/2024
AGO – Ata da Assembleia

10/2024

10/2024
Aviso aos Cotistas

9/2024

9/2024
Outras Informações

9/2024

9/2024
Planilha de Fundamentos

9/2024

9/2024
Laudo de Avaliação (Conclusão de Negócio)

8/2024

8/2024
Atos de Deliberação do Administrador

7/2024

7/2024
Regulamento

7/2024

7/2024
Formulário de Liberação para Negociação das Cotas

7/2024

7/2024
Anúncio de Encerramento

7/2024

7/2024
Prospecto

3/2024

3/2024
Anúncio de Início

3/2024

3/2024
Relatórios

12/2023

12/2023
Informativo de Rentabilidade

11/2019

11/2019

Para documentos antigos acesse nossa seção de documentos.

Faq

Perguntas Frequentes sobre o KNRI11

É possível realizar o resgate de quotas?

Não, uma vez que o Fundo foi constituído sob a forma de condomínio fechado com prazo de duração indeterminado. As cotas do Fundo serão admitidas para negociação no mercado secundário da BM&FBOVESPA, sendo que os investidores que desejarem sair do investimento deverão negociar suas cotas nesse mercado.

A gestão avalia oportunidades de vender os imóveis para aquisição de outros com melhor perfil/potencial?

Considerando que o Fundo possuí gestão ativa, se o gestor vender um imóvel com lucro, o ganho de capital é tributado?
O Gestor poderá considerar a venda de um ativo se entender que este poderá sofrer uma desvalorização, caso entenda que o ativo já atingiu o seu ponto máximo de valorização ou caso tenha recebido uma proposta muito interessante.
Quando o Fundo realiza uma venda com lucro, o ganho não é tributado na carteira do Fundo e, ao distribuí-lo aos cotistas, também não há tributação. Cabe lembrar que se o cotista vender suas cotas no mercado secundário, seu ganho de capital na venda das cotas (diferença entre o preço de venda e o custo de aquisição das cotas) será tributado em alíquota de 20%.

Quando a cota se torna ex-dividendos?

A cota do Fundo se torna ex-dividendo no primeiro dia útil do mês do pagamento, garantindo aos Cotistas que forem titulares das cotas até o último dia útil do mês anterior os rendimentos do mês. Ou seja, para receber os rendimentos, pagos sempre no décimo dia útil, o investidor deve ser o titular das cotas até o último dia útil do mês anterior aos pagamentos.
Para os locatários, qual a vantagem em ter o Kinea Renda como locador dos imóveis que alugam?
O Fundo tem uma gestão profissional com equipe com histórico no mercado imobiliário. Além disso, o Fundo costuma comprar quase que a totalidade dos ativos, ou seja, tem controle sobre o que ocorre ou poderá ocorrer no imóvel. Dessa maneira, tem condições de melhor atender demandas dos inquilinos. Importante mencionar que hoje temos membros da equipe dedicados a interagir com nossos inquilinos e também profissionais dedicados à resolução de problemas de manutenção de nossas propriedades.

Quais tributos e despesas pagas pelo fundo na compra ou venda de um imóvel? O fundo paga comissão de corretagem?

Os custos envolvidos na aquisição de um imóvel são:
(I) O valor pago propriamente pelo imóvel, que usualmente inclui a comissão do corretor (corretagem);
(II) Os custos de ITBI e demais emolumentos podem variar dependendo da localização e tipologia do ativo;
(III) Custos de avaliação associados a custo de laudo de aquisição, laudo técnico, laudo ambiental e laudo jurídico.

Qual a periodicidade do pagamento da renda de aluguel? Como é feita a distribuição?

Os rendimentos são pagos mensalmente, no 10º dia útil de cada mês. Para receber, o cliente deverá deter as cotas até o último dia útil do mês anterior.

O que é um contrato de locação atípico?

Uma Locação Atípica é uma locação que não se sujeita às regras estabelecidas pela Lei do Inquilinato. Ou seja, nesta locação, as partes abrem mão dos direitos e obrigações estabelecidos em Lei e estabelecem, no contrato, regras específicas para regular a relação de locação. A Locação Atípica é muito relacionada à operações de “Built-to-Suit”. Nestas, um determinado investidor (Locador do imóvel) constrói um imóvel customizado para um determinado usuário (Locatário), atendendo às suas necessidades específicas. Este tipo de operação só é justificável economicamente se o Locador (investidor) tiver uma maior segurança quanto à permanência do Locatário no imóvel, o que não seria possível por meio da locação convencional. O regramento próprio, através da Locação Atípica, garante que o investidor tenha maior segurança de ser remunerado pelo investimento realizado.

Como é feito o reajuste dos aluguéis? A renda não deveriam ser reajustada anualmente?

Em contratos típicos de aluguel temos o reajuste anual pela inflação (IGPM ou IPCA), sendo que o valor pode ser avaliado de acordo com o mercado a partir do 3º ano de locação. Contratos atípicos são atualizados anualmente pela inflação, não sendo permitida sua reavaliação a mercado. Tais ajustes, quando ocorrem, compõem a receita de aluguel do Fundo que, juntamente com a receita financeira decorrente dos investimentos do caixa, determinam a distribuição dos rendimentos. À medida em que o caixa seja convertido em ativos imobiliários, os rendimentos serão reajustados.

Os imóveis possuem seguro? Quais coberturas o seguro prevê?

Sim. As apólices foram contratadas com empresa de primeira linha e o seguro cobre o imóvel e seus equipamentos e acessórios contra os riscos de incêndio, raio, explosões, vendaval, furacão, ciclone, tornado, granizo, fumaça, impacto de veículos terrestres, queda de aeronave e perda dos aluguéis em caso de sinistro.

Qual a periodicidade de reavaliação dos imóveis?

De acordo com a instrução CVM 516/11, os fundos imobiliários devem reavaliar o valor de seus ativos imobiliários que tenham por objetivo obter renda, como os ativos do Fundo, pelo menos 1 vez ao ano. O fundo realiza a avaliação de seus ativos anualmente no mês de junho.

Além de imóveis, quais outros ativos o Fundo pode investir?

O foco do Fundo é adquirir imóveis. O caixa disponível ou os recursos não utilizados temporariamente na aquisição de imóveis serão investidos em ativos de liquidez, como títulos públicos, onde há incidência de IR sobre a aplicação pelo Fundo, ou em outros ativos de lastro imobiliário e com liquidez, como LCIs, onde não há incidência de IR sobre a aplicação pelo Fundo. D0)

Qual é a tributação aplicável para os investidores do Fundo?

As pessoas físicas são isentas do Imposto de Renda sobre os rendimentos distribuídos pelo fundo, desde que (I) as cotas do fundo sejam admitidas à negociação exclusivamente em bolsas de valores ou no mercado de balcão organizado, (II) o fundo possua no mínimo 50 Cotistas e (III) o Cotista não seja titular de cotas que representem 10% ou mais da totalidade das emitidas ou que lhe dê direito ao recebimento de rendimento superior a 10% do total auferido. Há incidência do Imposto de Renda, à alíquota de 20%, sobre os rendimentos auferidos de pessoas jurídicas. Na venda das cotas no mercado secundário, tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas estão sujeitas à incidência do Imposto de Renda, à alíquota de 20%, sobre o ganho de capital.

Qual a origem da renda mensal paga pelo Fundo?

Os rendimentos do Fundo decorrem majoritariamente do pagamento de aluguéis pelos inquilinos dos imóveis que compõem sua carteira. Poderá haver também alguma receita financeira associada à aplicação do caixa do Fundo até a aquisição dos imóveis ou mesmo no caixa reserva, que fica segregado para fazer frente a eventuais despesas extraordinárias. Caso o Fundo venha realizar a venda de um ativo, tais recursos, à opção do Gestor, poderão ser reinvestidos em novos ativos imobiliários ou distribuídos entre os Cotistas.

Qual o objetivo do Kinea Renda Imobiliária?

O objetivo do Fundo é possibilitar um rendimento mensal obtido com os aluguéis gerados por uma carteira diversificada de imóveis não residenciais, proporcionando ainda aos Cotistas pessoas físicas isenção no Imposto de Renda sobre os rendimentos distribuídos pelo Fundo*. Esse objetivo será alcançado por meio da composição de um portfólio diversificado de imóveis e de locatários, em contraposição a fundos com um único imóvel. Ou seja, o Kinea Renda não tem o objetivo de aplicar seus recursos em empreendimento(s) imobiliário(s) específico(s). Sua proposta de investimento é a gestão de empreendimentos comerciais e centros de distribuição preferencialmente prontos, podendo também realizar investimentos em projetos em construção, via aquisição de unidades autônomas ou da totalidade de um empreendimento. O Fundo não investirá em projetos de saletas comerciais ou empreendimentos residenciais.
* Se atendidos os requisitos da legislação em vigor. Para mais informações sobre tributação incidente ao investimento no Fundo, leia a seção “Tributação dos Investidores” do Prospecto.

Disclaimer

1. Nota: Valor bruto de despesas

2 e 3. Data de referência: 31/10/24

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